quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O lúdico na formação do educador

Santa Marli Pires dos Santos
Dulce Regina Mesquita da Cruz


Quando nos referimos à educação,, sabemos que são muitos os desafios a serem enfrentados para que esta área possa ser considerada como geradora dos avanços científicos. Ao compará-la com outros setores(Medicina,Engenharia, Informática...), onde as inovações aparecem com frequência, percebemos que nos últimos  anos pouco aconteceu, e os avanços ocorridos não chegaram a reverter o processo como um todo.

É interessante observar que os acontecimentos marcantes que influenciaram a educação no decorrer da história não foram obras de educadores, basta verificar a formação de personalidades como Comênio, Rousseau, Froebel, Dewey, Montessori, Decroli, Piaget, Wallon, Vygotsky e Gardner.

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida.


Referencial
O lúdico na formação do educador/ santa Marli Pires dos Santos, organizadora. - Petrópolis,RJ: Vozes,  1997.
Varios autores.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário