segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JOHANN F. HERBART


            Johann F. Herbert, trouxe grandes contribuições para a pedagogia como ciência, emprestando rigor e certa cientificidade ao seu método. Foi o precursor de uma psicologia experimental aplicada à pedagogia.

O sistema educativo de Herbart é muito amplo e completo, aplicável desde a primeira infância até a adolescência. A educação concebida por Herbert é formar indivíduos. É uma proposta de educação moral, a qual enfatiza que o fim supremo da instrução é a MORALIDADE e a VIRTUDE. Moldando assim, os desejos e a vontade das pessoas.

Sua proposta pedagógica se fundamenta na ciência e especialmente na psicologia, a educação se constrói sobre o “espírito” e não sobre sentimentos transitórios.
O ponto de partida para concepção psicológica de Herbert consistiu em que não existem faculdades da alma.
Segundo ele, a ação pedagogia se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
       
   O governo: é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres.
 

   A instrução: é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses.
         
           A disciplina: é responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude.

        A principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de idéias por parte dos alunos. A idéia chave de sua pedagogia é que a instrução é à base da educação.
Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política. Seu interesse concentrava-se em formar pessoas muito mais que cidadão.
 

 Sua proposta foi concebida para ser aplicada no âmbito da educação particular e não da educação pública.

Criticava duramente a educação uniforme ministrada à crianças muito desiguais( moral e intelectualmente) das escolas públicas.
 

Concepção de professor: o professor ideal devia ser extremamente carismático, possuir uma personalidade adequada para gerar o interesse pela aprendizagem.
 

Concepção de aluno: parte do pressuposto que os “espíritos” humanos são tabulas rasas, sem qualquer conteúdo.
 

Concepção de valores: a cultura moral que forma a vontade é considerada mais importante que a cultura intelectual.
Os métodos de instrução de Herbert propõe 5 passos formais que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

à Preparação: o mestre recorda o que a criança já sabe para que o aluno traga ao nível da consciência a massa de idéias necessárias para criar interesses pelos novos conteúdos;
àApresentação: a partir do concreto, o conhecimento novo é apresentado;
àAssimilação: o aluno é capaz de comparar o novo com o velho, distinguindo semelhanças e diferenças;
àGeneralização: além das experiências concretas, o aluno é capaz de abstrair, chegando a conceitos gerais;
àAplicação: através de exercícios, o aluno evidencia que sabe usar e aplicar aquilo que aprendeu;

Os fatores determinantes de sua influência no pensamento pedagógico foram: o caráter de objetividade de análises, a tentativa de psicometria, o rigor dos passos a serem seguidos para a instrução e a sistematização que imprimiu ao seu método.
Para ele o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno. 

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